jueves, 18 de julio de 2013

Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

Laura Fontana Soares

        Fazendo referência ao furação Katrina, e ao clássico O Mágico de Oz, The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore), vencedor do Oscar de Curta-Metragem de Animação de 2011, fala sobre a importância das palavras sem que alguma seja dita.
        Sem dúvida a história tem uma linguagem acessível para todas as idades e, penso, que apesar de ser direcionado ao público infantil e infanto-juvenil, qualquer pessoa irá gostar de ver, salvo que um adulto possivelmente se emocionará bem mais com a história do que uma criança. Os autores souberam explicar o que sentimos ao ler os livros, o amor com que cuidamos deles, a alegria familiar com que os tocamos, como na cena que uma senhora entra na biblioteca e sai de mãos dadas com o livro.
        Não nos questionamos sobre qual o verdadeiro sentido da leitura na vida do ser humano. Os livros são bem mais que folhas de papel tatuadas. Livros são preciosidades que possuem o belo e místico poder de adquirir vida e o mais importante de tudo: Possuem o poder de agirem como agentes transformadores de realidades. O livro é um objeto mágico, um tesouro e muitas vezes um portal para o mundo da imaginação.
        Uma parte que me emocionou profundamente é quando nós percebemos que naquela história tudo é árido e sem cor até que o Sr. Lessmore encontra os livros voadores em um lugar colorido e ao tocar e começar a ler um livro ele se torna tão colorido quanto aquele mundo todo especial.
        E ao final, ler não é besteira que desocupados dão mais valor do que o necessário. Quem lê sente mais, compartilha mais e torna-se uma importante ferramenta transformadora no mundo em que vive. Sem leitura, a imaginação estagna e a crítica não se forma.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario